terça-feira, 7 de maio de 2013

Expansão do SAMU no interior contemplará Currais Novos e mais três cidades

 
A terceira etapa de regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no RN deverá contemplar quatros municípios polos até o final deste ano, de acordo com a coordenadora geral do SAMU no RN, Drª Cecília Karla Picinin, que se reuniu nesta segunda-feira (06) com os secretários municipais de saúde de Currais Novos, Tércia Leda, Caicó, Galvão Freire, Parelhas, Tarcísio Costa, Santa Cruz, Juliana Araújo, e do coordenador médico do SAMU Metropolitano, Cláudio Macedo.
Vilton Cunha, único prefeito participante da reunião, reforçou o interesse em lutar para a implantação do serviço em Currais Novos, que irá contribuir para uma melhor assistência em urgência na região. A coordenadora do SAMU informou que uma das quatro cidades será escolhida para receber a Unidade de Suporte Avançado (USA), e as outras contarão com as unidades de suporte básico. “O SAMU é um ambulatório especial, e requer dos profissionais, competência e humanidade”, disse Cecília.
“A escolha do município que receberá a Unidade de Suporte Avançado não será política, mas sim técnica”, finalizou. A estrutura do SAMU, que é um serviço do Governo Federal em parceria com Estados e municípios, conta com o auxílio de médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros, prestando o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.
“A chegada do SAMU será importante para conseguirmos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e assim, fortalecermos a assistência na rede municipal de saúde”, disse Tércia. O prefeito de Currais Novos avaliou a reunião como positiva e afirmou que a implantação do SAMU no município trará grandes benefícios.
“Mais de vinte municípios tem Currais Novos como uma cidade polo, e o SAMU será fundamental para um melhor atendimento de urgência e emergência nesta região”, disse Vilton.
Fonte:ASSECOM 
Por Jota Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário